quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

No Princípio Estava o Mar

No Princípio Estava o Mar é um livro do escritor/viajante português Gonçalo Cadilhe.
Quem com maior frequência acompanha o nosso blogue sabe que temos uma especial predilecção pelos livros de Gonçalo Cadilhe o mais famoso dos viajantes portugueses do nosso tempo. Os seus livros são bálsamos que tomamos sempre que as saudades da fuga nos toldam os sentidos e é neles que encontramos momentos de rara alegria e felicidade.
No Princípio Estava o Mar também é um livro de viagens. Também porque é, sobretudo, um livro sobre surf, ondas e mar, temática que desconhecemos quase por completo e que, à partida, não nos faria comprar o livro. Não fosse Gonçalo Cadilhe e não teríamos visitado esta obra.
No Princípio Estava o Mar é uma colectânea de textos publicados pelo Cadilhe ao longo dos últimos quase 20 anos em que se conjugam viagens e surf e nos permite obter – para nós que de maneira nenhuma estamos relacionados com a prática de surf – uma visão pelo íntimo de um surfista. Cadilhe, como sabemos, combina com qualidade a prosa com a poesia pelo que os seus textos emanam sempre uma radiosa – e aparentemente genuína – felicidade. Por isso, foi para nós um prazer acompanhar, com Cadilhe, as melhores ondas do mundo e todo o jargão técnico.
No Princípio Estava o Mar é um livro muito diferente dos restantes que já tivemos oportunidade de ler. Para os surfistas será uma fonte de inesgotável prazer. Para os outros – os que gostam de ler Cadilhe – será uma agradável surpresa.

Sem comentários: