quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A Educação Sentimental dos Pássaros

A Educação Sentimental dos Pássaros é o mais recente livro do escritor angolano José Eduardo Agualusa.
Durante este ano de 2011 tivemos oportunidade de ler alguns dos romances do escritor africano Agualusa. O seu estilo descomplexado e com um doce travo a África foi um extraordinário incentivo para a continuação das suas obras e veio acrescentar argumentos à cada vez mais notória literatura produzida em português africano.
A Educação Sentimental dos Pássaros recolhe onze pequenos e maravilhosos contos onde é possível encontrar, até, incursões do autor dentro das questões de natureza política, como são os contos sobre Jonas Savimbi ou Hilary Clinton. Mas é mais do que isso! Através das palavras e ideias simples, Agualusa transporta-nos a um mundo onde, muitas vezes, é difícil distinguir entre o real e a pura imaginação.
José Eduardo Agualusa é um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa da actualidade. Já o havíamos escrito no último texto de análise a um dos seus livros e repetimo-lo novamente. Ler os seus livros é um exercício de prazer e A Educação Sentimental dos Pássaros é um livro, definitivamente, a ler!

Sem comentários: