terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cão Como Nós

Cão Como Nós é uma obra de um dos maiores poetas portugueses da segunda metade do século XX, Manuel Alegre.
Embora Manuel Alegre seja, sobretudo, um excelente poeta, Cão Como Nós é um pequeno romance deste autor português. Não obstante o estilo é o de uma prosa poética, repleta de belíssimos momentos da descrição da relação entre um cão (épagneul-breton) chamado Kurika e a família do famoso poeta português e em particular com o próprio.
Cão Como Nós é uma história comovente, de uma beleza impressionante. Manuel Alegre transporta-nos ao epicentro das suas memórias e ilustra-nos com uma precisão notável a difícil/fantástica relação que teve com o seu amigo de quatro patas.
Muito interessante, para todos aqueles que convivem com animais, as semelhanças que encontramos com as nossas próprias experiencias e a forma como entendemos os sentimentos de animais que estão tantas vezes mais próximos de nós de que muitos humanos.
Cão Como Nós é um excelente livro que atingiu recentemente a sua 22.ª edição e mais de cem mil exemplares vendidos. Ainda bem! Nem sempre os grandes livros têm o privilégio de ser lidos por multidões! E este é mesmo um grande livro!

Sem comentários: