quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Naufrágios

Naufrágios é um livro do escritor chileno Francisco Coloane.
Naufrágios é um livro diferente. Ao contrário do que é habitual, esta obra – com prefácio do também chileno Luis Sepúlveda – é uma antologia de textos sobre o mar, marinheiros, capitães e, como o próprio título indica, sobre naufrágios.
A inspiração de Coloane foi uma obra de Francisco Vidal Gormaz também intitulada Naufráfios. O trabalho de Coloane em quase toda a obra, aparentemente simples, é o de comentar, com dados novos e sugestões de interpretação, o texto de Vidal Gormaz. Na parte final inclui alguns naufrágios novos e dá-lhes vida!
Em Naufrágios temos quinhentos anos de acidentes no mar. Temos a história de homens poderosos e sobretudo temerários. O Chile, país com uma costa com mais de cinco mil quilómetros de extensão, repleta de perigos e armadilhas, tem sido, desde a sua descoberta pelos ocidentais, lugar de aventura, felicidade mas também catástrofe. Foi a este mundo que Coloane escolheu nos transportar.
Naufrágios pode não ser o livro mais cativante do mundo e, para a grande maioria dos leitores, pode até ser aborrecido e desprovido de interesse. Para nós, foi uma boa companhia durante as pouco mais de duzentas páginas. Não será uma obra-prima, nem sequer particularmente original, mas é um livro bastante agradável.

Sem comentários: