sábado, 29 de outubro de 2011

Paralelo 42

Paralelo 42 é um romance do americano John dos Passos.
Paralelo 42 é o primeiro volume da trilogia U.S.A. que é considerado por alguns o maior romance escrito nos Estados Unidos da América nos últimos cem anos.
Uma vez que apenas tivemos, até ao momento, a oportunidade de ler o primeiro volume, é-nos impossível tomar opinião definitiva sobre afirmações tão polémicas e discutíveis como aquelas que afirmam que um romance é, ou não, o melhor de um determinado período.
Paralelo 42 narra a história de cinco diferentes personagens. O tempo histórico, que decorre entre o final do século XIX e a Primeira Guerra Mundial, deixa claramente entender que o autor pretendeu incluir as suas personagens num período em que os Estados Unidos da América se transformam na grande potência política/económica do século XX.
A narrativa é agradável! O autor, ao longo das quase quatrocentas páginas, dá-nos a conhecer, com bastante interesse a vida de cinco americanos comuns: Mac, Janey, Eleanor, Ward e Charley. Estas personagens, que se vêm confrontadas com a sua simplicidade natural, recusam-se a permanecer anónimas ou coniventes com o marasmo da existência. No fundo, entendemos que dos Passos as empurra numa longa demanda – repleta de vitórias, mas também de derrotas – em busca do sonho americano.
O primeiro volume doa trilogia U.S.A. é um bom começo. No entanto, é difícil avançarmos muito mais na análise uma vez que necessitamos de ler os outros dois volumes. Esta Paralelo 42 suscitou o interesse na leitura dos outros dois volumes. É isso que pretendemos fazer logo que tenhamos a oportunidade.

Sem comentários: