quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Crónica dos Bons Malandros

Crónica dos Bons Malandros é o mais conhecido dos livros do jornalista/escritor Mário Zambujal.
Há muitos anos que ouvíamos falar desta Crónica dos Bons Malandros de Zambujal. Infelizmente nunca havíamos tido oportunidade de lermos este fantástico policial/romance do escritor português.
Crónica dos Bons Malandros é um livro repleto de ironia, sarcasmo e de uma imensa e contagiante alegria que ressalta em cada uma das maravilhosas personagens e na própria trama. Quem diria que, a descrição de uma quadrilha de meliantes, ladrões, malandros poderia transportar-nos para um mundo tão interessante.
É difícil fazer grandes avaliações no que à qualidade literária de um livro destes. No entanto, isso não significa que seja um mau livro. Crónica dos Bons Malandros proporciona aos leitores excelentes sensações e um par de horas bem passadas.
Talvez este não seja uma obra-prima da literatura portuguesa. Dificilmente alguma vez poderá merecer reflexões de grande profundidade intelectual – sendo certo que a edição que tivemos oportunidade de ler tem um muito interessante prefácio, que nos abre possibilidades de curiosas interpretações, de Gonçalo M. Tavares – mas é um marco na literatura portuguesa e merece muito ser lido.

2 comentários:

Daniela Cerqueira disse...

Agora em musical tambem. Proxima quinta feira no rivoli.

Anónimo disse...

Li este livro há já alguns anos e ainda me recordo das boas gargalhadas que dei.

Teresa Proença