sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Encontros Marcados

Encontros Marcados, é o mais recente livro do viajante/escritor Gonçalo Cadilhe.
Há quem considere a literatura de viagens um parente pobre do género literário, talvez devido à falta de conteudo ficcional ou talvez porque se pense que os viajantes/escritores são menos dotados na arte das palavras. Não é, definitivamente, essa a nossa opinião! E no que a Cadilhe diz respeito, então só quem nunca leu um dos seus livros pode pensar dessa maneira.
Cadilhe é um viajante de excepção. Conhecedor do Mundo, ardarilho profissional, pesquizador de culturas e narrador de emoções, Cadilhe é, ao mesmo tempo, um escritor muito interessante e, Encontros Marcados, é um excelente exemplo do que afirmamos.
Ao longo dos últimos anos temos vindo a acompanhar a obra de Cadilhe. O que sempre nos emocionou nos seus livres é a forma cuidada com que relata, não os hoteis que visitou, mas antes as pessoas que conheceu no caminho.
Em Encontros Marcados, não encontramos o relato de uma viagem mas sim fragmentos que marcaram o autor e que permitiram conduzir a sua construação enquanto viajante mas sobretudo enquanto Homem. Não sendo uma autobiografia, como Cadilhe refere na nota introdutória, poderá, pelo menos, ajudar-nos a conhecer melhor o autor.
Encontros Marcados, não é o típico livro de viagens. Mais do que a narração de um caminho ou destino material é uma viagem ao interior de Gonçalo Cadilhe. Aconselhável a todos os fãs dos livros de Cadilhe.

2 comentários:

Tiago M. Franco disse...

Confesso-me um admirador dos livros de Cadilhe. Para mim o seu melhor livro é África Acima. Além de tudo o que referiu, certas partes dos textos do autor são de certa forma filosóficas, ele não se limita a descrever os cenários, aproveita-os para questionar vários aspectos. Não comprei este livro, este ano optei por Endereço Desconhecido de Tiago Salazar, confesso que é enorme a desilusão.

Moura Aveirense disse...

Gostei muitíssimo deste livro, também o li durante o mês de Agosto. Até transcrevi algumas das frases que me marcaram para o meu "canto":

http://mouraaveirense.blogspot.com/2011/08/palavras-que-ficam-entre-as-leituras-de.html

Saudações, Moura Aveirense