quinta-feira, 9 de junho de 2011

Miguel Street

Miguel Street é uma muito interessante obra de Vidiadhar Surajprasad Naipaul, escritor britânico nascido em Trinidade e Tobago, e prémio Nobel da Literatura em 2001.
Naipaul, de quem já tínhamos lido Sementes Mágicas, faz-nos, neste Miguel Street, viajar até uma rua na cidade de Porto de Espanha em Trinidade e Tobago e apresenta-nos alguns dos seus moradores e as suas histórias de vida.
Miguel Street é um livro muito divertido e quase caricatural. Através de uma miríade de personagens é-nos dado a conhecer esta ilha das Caraíbas e o seu louco modo de vida que é, tanto descontraído, como ao mesmo tempo repleto de imagens que revelam a pobreza das suas gentes.
Em Sementes Mágicas tínhamos encontrado uma obra um pouco mais densa e com um conteúdo mais etéreo. Em Miguel Street, pelo contrário, somos confrontados com um romance bastante descontraído. A ideia de descrever, através de várias e diferentes personagens, a vida de uma rua num país das Caraíbas é muito original e resulta na perfeição.
Miguel Street é um livro de fácil leitura e que prende a atenção do leitor do início ao fim. Talvez não seja a obra-prima de Naipaul, mas é, indiscutivelmente um bom livro. Recomenda-se!

1 comentário:

pn25 disse...

Foi o primeiro livro que li deste autor, e fiquei agradavelmente supreendido. Uma leitura que recomendo!