domingo, 26 de junho de 2011

Combateremos a Sombra

Combateremos a Sombra é um romance da escritora portuguesa Lídia Jorge.
Lídia Jorge é uma conhecida e reputada escritora portuguesa, autora de romances, contos e uma peça de teatro e vencedora uma extensa lista de prémios, nacionais e estrangeiros. Entre as suas obras mais conhecidas encontra-se A Costa dos Murmúrios.
Foi, naturalmente, com grande expectativa que iniciámos a leitura de Combateremos a Sombra, a primeira obra que tivemos oportunidade de ler da autoria de Lídia Jorge.
Combateremos a Sombra é um extenso romance que se prolonga por quase quinhentas páginas e conta a história de Osvaldo Campos, psiquiatra, que se vê afogado num turbilhão de acontecimentos que vão afectar a sua vida pessoal e profissional.
Lídia Jorge é uma autora de escrita simples. Não faz uso de grandes recursos estilísticos ou de um vocabulário demasiadamente denso. Capítulos dentro da medida e personagens que, embora pobres, estão razoavelmente bem descritas.
No entanto, Combateremos a Sombra é um fraco romance. A narrativa, centrada numa tríade que inclui, para além do psiquiatra, uma paciente e uma jovem fotógrafa refugiada num apartamento numa avenida fictícia de Lisboa, parece mais o guião de uma má telenovela. Talvez porque o romance esteja sempre no fio da navalha para passar a policial.
Não ficámos nada impressionados com Lídia Jorge e muito menos ainda com Combateremos a Sombra. Esperávamos que, de uma autora vencedora de tantos prémios, tivesse surgido uma obra cativante, de bom argumento e com alguma argúcia e brilho estético. Certamente que, proximamente, não voltaremos a esta escritora.

1 comentário:

Patrícia disse...

Eu gostei bastante do livro "O vendo assobiando nas gruas" e gostei bastante. Também tenho este lá em casa para ler.