sábado, 21 de maio de 2011

Barroco Tropical

Barroco Tropical é um romance do escritor angolano José Eduardo Agualusa. Barroco Tropical foi a primeira obra que tivemos oportunidade de ler de Agualusa e foi uma óptima surpresa. Surpresa, não porque desconhecêssemos as boas críticas de quem tem sido objecto, mas sobretudo porque confirmámos a verdade das mesmas.
Agualusa escreve com paladar africano. As personagens deste Barroco Tropical são absolutamente magníficas, repletas de diferentes tonalidades e preenchidas com o sabor da diversidade étnica de Angola. Entre Bartolomeu Falcato, escritor e bígamo e Kianda, cantora e intérprete do mundo, encontramos uma miríade de outras personagens que ajudam a completar um puzzle em torno de um anjo caído.
A acção decorre em Luanda no ano de 2020, numa realidade, que embora com ligações evidentes à Angola dos dias de hoje, se encontra alterada hiperbólica e fantasiosamente leva-nos a conhecer a dicotomia da moderna sociedade de classes e da fusão entre o mundo moderno e o místico.
Agualusa pareceu-nos um belíssimo escritor da global língua portuguesa. Artista, jogador de palavras, verdadeiro contador de histórias, traz-nos, com Barroco Tropical, o paladar de África e um cheirinho de mundo místico. Um bom livro e um autor, definitivamente, a acompanhar com muito interesse!

Sem comentários: