segunda-feira, 4 de abril de 2011

Rebeldes

Rebeldes, é uma obra do fantástico escritor hungaro Sándor Márai. Rebeldes, foi o quarto livro de Márai que tivemos oportunidade de ler e, mais uma vez, não nos desiludiu. A obra de Márai tem algo de negro. Por vezes são as personagens. Outras as circunstâncias ou o enredo. Em Rebeldes, talvez devido à época em que se desenrola, tudo é mais escuro, sobretudo as personagens que vivem anos de descoberta e de dúvida. Efectivamente, o enredo de Rebeldes decorre numa pequena cidade num território que viria a ser a Hungria, durante o último ano da Primeira Guerra Mundial e narra a história de um grupo de jovens rapazes da classe média/alta que, no termo dos seus estudos liceais, vivem a profundidade da revolta perante um sistema, e mais concretamente, perante a autoridade. Márai é um autor de excepção. Nem todos conseguem captar com simplicidade a complexidade das experiências humanas e dos sentimentos de diferentes indivíduos. É que Márai fá-lo com clareza, quer retrate homens, quer mulheres sejam novos, ou velhos! A clareza em Márai esculpe personagens cujo significado transcende à da mera descrição de características de ordem física ou moral. Rebeldes, é um óptimo livro. Talvez não seja o melhor de Sándor Márai o que não faz com que seja menos bom. A temática abordada é de dificuldade elevada, pelo que é melhor ser lido com tranquilidade. Muitos segredos estão escondidos entre as linhas.

5 comentários:

Paula disse...

Este foi um dos livros que menos gostei de Sandór Marái, talvez porque me tenha falhado outros conhecimentos para entender a obra :( numa leitura conjunta talvez tivesse ficado mais esclarecida :(
Abraço

Sássára disse...

Percebo perfeitamente o que queres dizer em relação a Paulo Coelho, mas não o posso confirmar pois ainda só li aquele livro dele. No entanto, não és a primeira pessoa a dizê-lo, o que me deixa com medo de pegar num próximo.

Já agora, boa opinião.

A equipa do Lydo e Opinado deseja-te uma boa continuação de leituras *

Maria Ngan disse...

Adoro Sandór Marái !

Ainda não li "Rebeldes", mas até agora os que mais gostei de ler foram "As velas ardem até ao fim" e "A mulher certa".

miGuel pesTana disse...

é o meu próximo livro a ler da obra de Sándor Márai.

Goste bastante de "Aherança de Eszter", não sei que já o leu.

Recomendo.


silenciosquefalam.blogspot.com

Filipe de Arede Nunes disse...

Caro Miguel,

Sim, li. Está uma crítica um pouco abaixo.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes