sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Herança de Eszter

A Herança de Eszter é um fantástico e maravilhosamente bem escrito livro do escritor de origem húngara Sándor Márai.
Márai, de quem já tivemos oportunidade de ler As velas ardem até ao fim e A Mulher Certa, é um autor magnífico. A sua escrita poderosamente perturbante cativa os leitores desde o inicio até ao fim e os seus livros, tendencialmente envoltos numa bruma fantasmagórica, despertam violentamente a atenção de que os lê.
A Herança de Eszter é, também, um livro repleto de motivos de interesse. A personagem principal, Eszter, mulher só, mortificada pela presença ausente de um homem – Lajos – que alterou dramaticamente a sua vida, descreve a forma como foi, pela última vez, conscientemente enganada pelas artes retóricas do amante que nunca o foi.
Márai escreve de forma subtilmente magnífica. As suas personagens, sentimentalmente densas mas perfeitamente desenhadas, são absolutamente inebriantes. Por vezes, o argumento nem parece o melhor, mas a forma como a história é contada convence sem margem para dúvidas.
A Herança de Eszter é um livro extraordinário. Lê-se de um fôlego – com cerca de 150 páginas – mas os efeitos que produz nos leitores perduram por muito tempo. Talvez seja este o factor que permite distinguir os grandes livros e os grandes autores de outros que não passam de medianos: estas obras ficam para sempre, porque o seu conteúdo não é circunstancial mas antes intemporal. A Herança de Eszter é, pois, um livro muito recomendável.

4 comentários:

Lívia disse...

Parece muito interessante e uma ótima oportunidade para conhecer a literatura húngara que é totalmente desconhecida por mim. =)

Paula disse...

Do autor li "A Herança de Eszter", "As velas artdem até ao fim" e "Rebeldes", de todos eles adorei "As Velas ardem até ao fim" já leu?
O que gostei menos foi "Rebeldes"

Carlinha disse...

Já li este livro e gostei muito, acabei de ler este final de semana "As velas ardem até ao fim" do mesmo escritor e recomendo.
Boas leituras

mrfashionmood disse...

Olá :) estou neste momento a ler "A herança de Eszter" e a gostar. Vi críticas muito boas de "As velas ardem até ao fim" e com certeza irei ler. bjs*