terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Contos hieroglíficos

Contos hieroglíficos, é uma obra do inglês Horace Walpole, político e escritor inglês do século XVIII.
Há livros estranhos, diferentes, quase loucos! Este Contos hieroglíficos é, provavelmente, a mais estranha obra que tivemos oportunidade de ler até à data.
Como classificar uma obra onde o disparate, a completa ausência de lógica, o absurdo assumem o papel principal? Que críticas tecer a um livro que apenas se pode ler pelo prazer simples de descobrir em cada frase a contradição da frase anterior?
Walpole, cuja principal obra foi O castelo de Otranto, embora tenha escrito textos fundados no culto ao paradoxal, terá, na época, tido um impacto significativo nas letras inglesas. Talvez porque – a avaliar por Contos hieroglíficos – embora tudo pareça ilógico, os contos que este reproduz conseguem, por incrível que tal seja, cativar o leitor. Quem sabe se não será devido ao facto de todas as frases encerrarem enormes surpresas.
Não se poderá ler Contos hieroglíficos a pensar encontrar a mais bela ou profunda história de amizade ou o canto poético do amor. No entanto, a leitura também deve ser divertida e surpreendente. E Contos hieroglíficos é uma coisa e outra. Um livro, sem dúvida, a ler!

2 comentários:

Lívia disse...

Vi em uma revista de literatura sobre esse livro e fiquei com muita vontade e ler, agora aumentou mais ainda minha vontade hehe =)

om3ssa disse...

Bom!