quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Parábolas e Fragmentos

Parábolas e Fragmentos é uma obra de um dos maiores escritores do século XX, Franz Kafka.
Esta obra não, traduzida e prefaciada por João Barrento, não é um romance nem sequer um ensaio, mas antes um conjunto de textos em forma de parábola, ou seja, profundamente simbólicos, sendo que são quase na sua totalidade de difícil compreensão, pelo menos que respeita ao seu conteúdo figurado.
Para além de um conjunto significativo de parábolas esta obra contém ainda um conjunto de fragmentos, frases dispersas de Kafka, que revelam o génio e originalidade do autor.
Franz Kafka foi um escritor de enorme e reconhecido talento e que influenciou uma parte significativa do panorama literário do século XX. O seu espírito iluminado, a perfeita harmonia com que tratava as palavras e as frases, os ambientes absurdos são fascinantes, fazem apaixonar leitores cultos e experientes. Talvez nem sempre seja fácil entrar na sua escrita, sobretudo porque a sua escrita embora simples encerra significados muito complexos mas depois de se compreenderem as metáforas, as parábolas e as alegorias, Kafka passa a ser referência.
Se é Parábolas e Fragmentos um livro essencial? Se o leitor quiser ler Kafka talvez não seja o melhor livro para o fazer. Agora se é um fã deste autor, então leia-se, e rapidamente!

Sem comentários: