sábado, 30 de outubro de 2010

África Acima

África Acima é um livro de Gonçalo Cadilhe. Um grande e fantástico livro de viagens como todos os outros que Cadilhe nos tem dado a provar.
Depois de andar pelos passos de Magalhães, de considerar que a Lua pode esperar, de nos fazer uma resenha do seu planisfério pessoal e de querer um km de cada vez, Gonçalo Cadilhe andou desta vez por África, «uma viagem épica por um continente impressionante.»
Cadilhe, um verdadeiro viajante, como é seu hábito, pegou na sua mochila, e recusando o transporte aéreo, tratou de viajar entre a África do Sul e Marrocos. Pelo caminho passou pela Namíbia, Angola, Zimbabué, República do Congo, Nigéria, Mauritânia, Marrocos, entre outros, numa odisseia de mais de oito meses, quinze países e vinte sete mil quilómetros.
Quem conhece a literatura de Gonçalo Cadilhe sabe que não pode esperar a descrição pormenorizada dos hotéis ou das mais esplendorosas cidades do mundo. Sabe no entanto que Cadilhe pinta como nenhum outro, momentos de uma magia, cumplicidade e alegria.
África Acima é um livro magnífico. Não é um mero livro de viagens, é um tratado sobre a amizade, o conhecimento, a partilha e o amor. Amor pela Terra, pelos indivíduos, pela vida animal. África Acima é um livro memorável!

Sem comentários: