terça-feira, 14 de abril de 2009

Sebastião José

Sebastião José é uma obra de Agustina Bessa-Luís, consagrada autora portuguesa, que é, não apenas uma biografia de Sebastião José de Carvalho e Melo mais conhecido por Marquês de Pombal, mas também o retrato de uma época histórica, não apenas de Portugal mas também um pouco da Europa.
Agustina Bessa-Luís é uma artista da palavra. O trato fino que dá as frases torna cada informação, mesmo as aparentemente banais, num belo poema polvilhado por uma leve camada de profundidade melódica e conhecimento intenso.
Não sendo apenas uma obra sobre o Marquês de Pombal é neste que se encontra o epicentro da mesma, sendo certo que se vêm afloradas as personalidades e locais com que o Marquês mais se identificou, tornando-se ao longo da obra claro que não se pretende com este livro fazer uma identificação meramente exaustiva da vida de um homem, mas sobretudo colocar uma personalidade de marcante impacto na sociedade/vida portuguesa dentro de um contexto mais alargado.
Não é um livro fácil. A erudição da autora mesclada com a distância temporal fazem com que atenção redobrada tenha de ser empregue na leitura da obra. Não existem porém, quaisquer dúvidas que os amantes das bibliografias e do século XVIII encontrarão em Sebastião José motivo de grande interesse.