segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Psicanalista

O Psicanalista é uma obra (triller/policial) de John Katzenbach e revelou-se uma boa surpresa.
Habitualmente não temos a oportunidade de ler muitos livros deste género literário mas esta obra é, efectivamente, uma daquelas que não nos deixa indiferente e que nos obriga a ir sempre em procura das páginas e capítulos seguintes.
O Psicanalista não será certamente um livro a figurar entre os candidatos a Nobel da Literatura – não existe nenhuma inovação na narrativa e a escrita é muito simples – mas não é por isso que deixa de estar bem escrito. Julgamos que o maior talento que um escritor de livros policiais pode ter é ser capaz de deixar o leitor num estado de avidez constante. Nisso Katzenbach revela ser um mestre.
Esta obra narra a estória de um psicanalista que é confrontado com a já habitual temática da demanda. Perseguido pelo seu passado (na figura metafórica de um Rumplestiltskin) cabe-lhe desvendar um mistério que pode, ou não, salvar a sua vida.
Para além desta demanda terrena neste livro encontramos também uma outra busca: a procura da compreensão do passado e da natureza humana.
Para os amantes dos romances policiais O Psicanalista é um livro a não perder. Para aqueles cujo este estilo não é o mais apreciado, este, não deixa de ser uma boa alteração de hábitos.

1 comentário:

Homem do Leme disse...

Li este livro e comentei no meu blogue. Gostei muito da história e da forma como o autor nos mantém "agarrados" à história.