segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Os Pilares da Terra I

Os Pilares da Terra é uma obra em dois volumes (cumpre-nos agora analisar o primeiro) do conhecido escritor britânico Ken Follett que costuma presentear os seus inúmeros leitores com obras particularmente entusiasmantes.
Este livro de Follett é um misto de romance histórico e policial, que retrata a idade média inglesa (meados do século XII) numa encruzilhada de religião (que envolve a construção de uma catedral) e lutas pelo poder ao bom estilo dos romances de cavalaria.
Neste livro Follett oferece-nos uma palete ampla de personagens. Cuidadoso na pintura, Follett oferece-nos um mundo medieval à imagem dos filmes de Hollywood, repleto de damas e cavaleiros, bispos e reis, numa luta desordenada em busca de um bem maior, onde as personagens assumem na perfeição a imagem pincelada de um maniqueísmo dualista própria das estórias mais cativantes.
Para além de um rico leque de personagens, toda a trama é bastante fascinante, existindo múltiplas voltas e reviravoltas próprias dos policiais e que nos prendem página após página ao livro, numa ânsia sôfrega de saber o que ia na mente do autor.
Ficamos, após a leitura deste primeiro volume, particularmente interessados na continuação deste romance. A forma fácil e simples como Follett escreve funciona como bálsamo para todos aqueles que gostam de ler. É até ao momento um livro altamente recomendável.

6 comentários:

t i a g o . disse...

E, deixa que te diga, continuará a ser...

Provavelmente o meu livro preferido até à data. Adorei.

Tiago

Marcelina Gama disse...

Após ler a vossa critica ao livro, fiquei mesmo interessada nele. Vou adiciona-lo a minha lista de compras.

Abraço.

Mónica disse...

Depois de ler várias críticas positivas sobre esta obra já a adquiri mas em inglês. Ficou muito mas muito mais barato (5,6€ a obra completa).
Decididamente tenho de lhe "pegar" brevemente.

Filipe de Arede Nunes disse...

Mónica,

De facto as obras em inglês ficam significativamente mais em conta. Este livro foi-me oferecido, mas os dois volumes devem ter ficado em perto de € 50,00!

Da minha parte, devo dizer que até prefiro as obras em original, mas nem sempre gosto da qualidade das edições!

Depois, nunca sei bem onde os comprar! Através da net? E em que sites? (Talvez possas dar uma ajudinha...)

Finalmente. Apesar de gostar de ler no original, a verdade é que este livro tem algum vocabulário técnico que talvez seja complicado de compreender no original. Seja como for, nada que um bom dicionário não resolva.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Pedro disse...

Tal como o tiago, volto a dizer que este deve ser um dos meus três livros preferidos.

Paula disse...

Tenho os volumes em casa e confesso que estou com receio de pegar neles por serem 2vol...
Mas as criticas são óptimas...um dia terei de os ler!

Continuação de boas leituras