quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Nova Lusitânia

Nova Lusitânia é um livro de Aydano Roriz, autor brasileiro na área dos romances históricos, que nos narra a vida de Duarte Pinheiro (capitão donatário de uma parcela das possessões portuguesas na América do Sul) no período áureo dos descobrimentos portugueses.
Roriz, baseando-se numa personagem histórica, reconstitui a vida de um português deste a sua mais tenra infância na zona do Porto até ao ocaso da sua vida depois de ter estado no meio mundo português da época.
O estilo de Roriz é simples. A leitura é agradável e leve. Apesar de tudo, são frequentes as analepses, recurso muito utilizado por este autor para recordar momentos passados das personagens.
Naturalmente que não estamos presentes perante um grande clássico da literatura mundial, mas seguramente que todos aqueles que gostam dos romances históricos pela possibilidade que estes conferem de adquirir mais alguns conhecimentos de um determinado assunto específico, vão ficar agradados com esta obra.

1 comentário:

Pedro disse...

Não é uma época que me fascine muito, pelo que vou deixar de lado. Adoro romances históricos, mas parece-me que há outros que mais me interessam e que conseguem ser mais marcantes.