quarta-feira, 21 de maio de 2008

Nos passos de Magalhães

É uma maravilha ler Gonçalo Cadilhe.
O espírito e o sonho flutuam em conjunto na mochila deste viajante-escritor, percorrem os seus passos cheirando as flores que se abrem à sua passagem.
Nos passos de Magalhães é um livro particularmente bem escrito, o que vem, aliás, na linha de todos os seus trabalhos.
Esta obra conta-nos a história de Fernão de Magalhães, o homem responsável pela primeira viagem de circum-navegação do nosso planeta, desde os primeiros tempos de vida, até à sua trágica morte.
Cadilhe, aproveitando o fascínio pela personagem histórica que foi Magalhães propõe-se neste trabalho a seguir os seus passos desde a altura do seu nascimento – quiçá em Sabrosa – até ao extremo oriente, onde acabou por sucumbir.
Pelo intermédio relata ainda a sua presença na construção do império marítimo português do oriente, até à passagem pelas sangrentas batalhas no norte de África.
Esta obra não é apenas um livro de viagens, é também um biografia de Magalhães, o que é para mim algo de verdadeiramente original.
Fiquei deliciado desde o primeiro parágrafo e li este livro no ápice e não poderíamos deixar de recomendar a sua leitura o mais rapidamente possível. Agora, só nos resta ficar à espera das próximas viagens do nosso Cadilhe!

1 comentário:

Livros em 2ª Mão disse...

Filipe,

Ofereceram-me este livro há pouco tempo e estou com curiosidade. Li (quase) todos os livros do Cadilhe (faltando apenas meio "Planisfério Pessoal" e sou fã, pois mistura de tudo um pouco: viagens, humor, sentimentos. :)
Ana

PS: Foi muito estranho ver os documentários "Nos Passos de Magalhães", com o próprio Cadilhe a falar. No início foi complicado descolar da imagem que tinha criado dele ao ler os seus livros e vê-lo/ouvi-lo na tv.