quinta-feira, 27 de março de 2008

Serviços Secretos Portugueses

Serviços Secretos Portugueses é uma obra de investigação de José Vegar que faz uma análise histórica dos serviços secretos nacionais com particular incidência na actual realidade fruto da revolução de Abril de 1974.
É preciso dizer em primeiro lugar que este livro está particularmente bem redigido. A escrita é acessível apesar da profundidade do tema, mesclada entre exposição pura de trabalho de investigação e a ilustração de factos e hipóteses através do desenvolvimento de pequenas histórias ficcionadas.
José Vegar transporta-nos a um fantástico mundo com esta obra, através da demonstração clara e inequívoca da necessidade premente de ter serviços secretos organizados e com competência para avaliação das actuais realidades nacionais e internacionais, com particular referência à realidade pós 11 de Setembro e ao terrorismo de índole islâmica.
Ao contrário do que o leitor pode eventualmente esperar, este livro não conta histórias como a do James Bond, mas sim as das pessoas reais, que trabalham em arquivos, infiltrados em organizações criminosas e por vezes em espionagem comercial.
Apesar de se encontrar na mesma linha dos livros analisados recentemente, e apesar desta obra não ser um romance, acreditamos que este livro poderá ser do interesse e suscitar paixão a qualquer leitor habitual, pelo que, sem dúvida nenhuma que o aconselhamos vivamente.

Sem comentários: